Conhecer
Amarante
Amarante é
uma cidade pequena, cujos pontos de interesse turístico estão bastante concentrados no seu centro
Se há um monumento que caracteriza e identifica a cidade de Amarante é a Ponte de São Gonçalo (e a igreja, praticamente adjacente, com o mesmo nome). Esta ponte sobre o Rio Tâmega está hoje classificada como Monumento Nacional e, apesar do seu nome derivar da construção ou reconstrução feita pelo beato Gonçalo de Amarante em meados do século XIII, há indícios que a sua história remonte à Idade da Pedra. Em 1809, durante a segunda invasão francesa, este local foi palco de uma longa e sangrenta batalha que, ao final de 14 heroicos dias, deu vitória às tropas portuguesas contra os soldados de Napoleão.
Cultura.
Rico em termos paisagísticos, o concelho de Amarante reúne também um conjunto notável de edifícios e monumentos. Quem viaja em busca de valores culturais, mais tarde ou mais cedo acaba por fazer de Amarante um destino obrigatório. E por fazer a sua leitura pessoal de Amarante: o religioso, o aristocrático, o peso da serra e do rio... Lida de uma maneira ou outra, Amarante é uma verdadeira encruzilhada religiosa: a sua história, os seus monumentos, as suas tradições. E também uma placa giratória a proporcionar a descoberta das Terras de Basto, de Trás-os-Montes, do Douro e, um pouco mais ao longe mas facilitada pelas novas estradas, da própria cidade do Porto.
A Visitar
- Igreja e Convento de São Gonçalo
- Igreja de São Domingos e Museu de Arte Sacra
- Igreja de São Pedro
- Ruínas do Convento de Santa Clara
- Ponte de São Gonçalo
- Casa da Calçada
- Solar dos Magalhães
- Parque Florestal de Amarante
- Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
- Casa de Pascoaes
- Mosteiro de Travanca
- Mosteiro de Freixo de Baixo
- Serra do Marão
Atividades
Ecopista da Linha do Tâmega Parque Aquático de Amarante Campo de Golfe de Amarante
PATRIMÓNIO, CULTURA E PAISAGEM
Como Chegar
Amarante fica apenas a 40 minutos do Porto, pela autoestrada A4. São duas as saídas, devidamente assinaladas: Amarante-Oeste e Amarante-Este.
Se quiser optar por uma via sem portagens, pode fazê-lo pela EN15.
A cidade de Amarante é servida por uma Estação Rodoviária, Os operadores são: Rodonorte, Valpi, Transdev e Internorte.
Se a escolha for o comboio, toma-se a Linha do Douro (a partir de S. Bento ou Campanhã) até à Livração. A partir daqui, a ligação a Amarante é feita por automóvel.
A ligação aérea mais próxima é o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.